Você está em NoticiAki - de Tudo um Pouco > Tabela do Período Menstrual

Tabela do Período Menstrual

Período Menstrual

A tabela do período menstrual consiste nos dias férteis e inférteis da mulher, o que pode auxiliar na ocorrência ou não de uma gravidez. As mulheres usam a tabela para acompanhar o seu ciclo menstrual, no entanto é preciso se atentar às variações e erros que podem ocorrer durante o ciclo por diversos fatores. Durante o período fértil, a probabilidade de fecundação e gravidez são maiores. Os dias férteis da mulher correspondem aos 5 dias antecedentes à ovulação. O ciclo menstrual se inicia a partir do primeiro dia da menstruação e dura entre 28 e 32 dias.

Tabela do Período Menstrual

Tabela do Período Menstrual

A menstruação consiste no sangramento que ocorre para eliminar os óvulos não fecundados. O processo se repete mensalmente e apenas quando não ocorre fecundação, ou seja, se a pessoa estiver grávida não irá menstruar. Caso a menstruação atrase por vários dias, é necessário fazer um teste de gravidez para descobrir se este é o motivo do atraso menstrual. A ovulação normalmente ocorre entre o 14º e o 16º dias do ciclo menstrual. O óvulo e espermatozoide têm por volta de 96 horas de tempo de vida útil, o que corresponde a 4 dias. Alguns sintomas definem o período de ovulação como dores pélvicas, secreções vaginais e temperatura corpórea alterada.

É preciso ficar atenta às informações relacionadas ao cálculo do período fértil, utilizando-se da tabela do período fértil. Quanto maior o ciclo, a ovulação ocorrerá mais tarde. Não é possível calcular com precisão o dia fértil da mulher, já que existem variações. As épocas mais propícias para a fecundação são entre os dias 11 e 18 do ciclo menstrual, ou seja, a partir do primeiro dia da menstruação no mês, correspondendo aos 8 dias férteis da mulher. A tabela do ciclo menstrual auxilia na orientação à mulher sobre o que ocorre com o seu organismo durante o período menstrual.

No entanto, é preciso estar ciente de que há variações de um organismo para outro. Durante o ciclo, o óvulo é lançado pelo ovário nas trompas, nas quais pode ocorrer a fecundação do espermatozoide. Caso ocorra uma fecundação, o óvulo passa a se chamar ovo e permanece no útero durante a gestação, que pode ser descoberta quando os primeiros sintomas de gravidez aparecem. No período de gestação a menstruação não ocorre. Para evitar uma gravidez, esteja atenta aos dias inférteis da mulher, seguindo a tabela do período infértil.

  • (nenhum voto até o momento)

Receba as novidades do NoticiAki em seu e-mail:

Artigos Relacionados:

Encontre o que deseja:

Gostou? Deixe seu Comentário