Você está em Noticiaki > Educação > Tabela Periódica Completa para Imprimir

Publicado por EM Educação| Atualizado em: 04/06/2015 às 12h18m

Tabela Periódica Completa para Imprimir

Chegou a hora de aprender Química! Se só o nome assusta, imagina quando tiver que entender a Tabela Periódica dos Elementos Químicos. Ela nada mais é do que uma tabela que oferece aos estudantes todos os elementos químicos existentes no universo, bem como a disposição desses elementos na forma de tabela, com suas respectivas famílias. Ela é extremamente importante quando se quer prever as características e propriedades dos elementos químicos. Um exemplo básico, é que através dela se consegue observar o comportamento de átomos e de moléculas que deles são formadas.

Tabela Periódica dos Elementos Químicos

Tabela Periódica dos Elementos Químicos

Também conseguimos entender porque alguns átomos são tão inertes quanto aos demais, chegando a ser “explosivos”. Fora isso, é possível ainda visualizar a sua eletronegatividade, raio iônico e a energia de ionização de cada um. É importante saber interpretar os dados da tabela periódica, que são dispostos em linhas e colunas para facilitar o entendimento de quem a estuda. A tabela periódica completa possui 103 elementos que estão alocados de acordo com suas propriedades, divididos entre si por períodos, famílias, elementos químicos e propriedades periódicas.

Vale lembrar que todos os elementos químicos estão interligados diretamente por suas características, podendo ser por afinidade eletrônica, eletronegatividade, raio atômico e potencial de ionização. A tabela periódica ainda está dividida em propriedades físicas, ou seja, cada elemento possui uma particularidade, que combinada com elementos afins, são classificados como Metais alcalinos, Metais alcalino-terrosos, Metais de transição, Lantanídeos, Actinídeos, Metais representativos, Semi-metais, Não-metais, Halogênios, Gases nobres, Sólido, Líquido, Gasoso e Desconhecido.

A classificação dos elementos representativos é feita de acordo com os grupos 1 e 2, 13 ao 17, onde os elementos de transição são pertencentes ao grupo 3 até 12. Os elementos de transição interna são pertencentes as séries de lantanídeos e actinídeos e os gases nobres, que são pertencentes ao grupo 18. Os períodos da tabela periódica são quando os elementos possuem o mesmo número de camadas eletrônicas, ou seja, cada uma dos sete períodos irá agrupar os elementos que totalizam o mesmo número de camadas.

1ª Camada K – n = 2
2ª Camada L – n = 8
3ª Camada M – n = 18
4ª Camada N – n = 32
5ª Camada O – n = 32
6ª Camada P – n = 18
7ª Camada Q – n = 8 ou 2

Tabela Períodica Completa para Imprimir

Veja abaixo o último modelo da Tabela Periódica completa para Imprimir, onde será possível observar todos os grupos pertencentes e seus respectivos elementos, de acordo com as cores que estão identificadas no meio da tabela, assim conseguirá facilmente entender toda a tabela periódica dos elementos químicos. Boa sorte e bons estudos.

Tabela Periódica para Imprimir

Tabela Periódica para Imprimir

Encontre o que deseja:

Receba as novidades do NoticiAki em seu e-mail:

Gostou? Deixe seu comentário abaixo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *