Você está em Noticiaki > Notícias > Tabela PIS 2015: Calendário de Pagamento do Abono Salarial

Publicado por EM Economia

Tabela PIS 2015: Calendário de Pagamento do Abono Salarial

O PIS (Programa de Integração Social) é muito mais que um número, pois é a partir deste cadastro que o trabalhador tem acesso aos benefícios determinados por lei pelo Governo Federal, e ainda contribui para o desenvolvimento das empresas de todo Brasil. O PIS foi criado através da Lei Complementar n° 7/1970 com o objetivo de integrar o trabalhador com o desenvolvimento das empresas no setor privado, tendo com responsabilidade de pagamento, a Caixa Econômica Federal. Para empregados do setor público, o programa responsável por esta integração é o PASEP (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público) que foi criado a partir da Lei Complementar n° 8/1970, unindo Municípios, Estados, União e Distrito Federal contribuindo para o fundo reservado para funcionários do setor público, tendo como responsabilidade de pagamento o Banco do Brasil.

Tabela do PIS 2015

Tabela do PIS 2015

O empregado que estiver devidamente cadastrado no PIS/PASEP terá o direito de receber anualmente o Abono Salarial, que atualmente equivale ao pagamento de um salário mínimo que deve ser pago segundo calendário oficial divulgado pelo CODEFAT, porém, para ter o direito ao Abono Salarial é necessário preencher alguns requisitos, dentre eles, estar cadastrado no PIS a pelo menos 5 anos, ter recebido salário-base mensal em média de até 2 salários mínimos no ano-base, ter exercido atividade remunerada por até 30 dias, seja consecutivos ou não, no ano-base, até a data de apuração do benefício, e ainda ter os dados pessoais e profissionais informados pela fonte pagadora corretamente na RAIS (Relação Anual de Informações Sociais).

Caso atenda as exigências citadas, certamente será contemplado com o benefício e poderá certamente sacar o Abono Salarial do PIS/PASEP em uma agência da Caixa Econômica Federal ou do Banco do Brasil. Lembrando que para sacar o benefício será necessário ter em mãos o Cartão do Cidadão, onde além de consultar informações do Abono Salarial, terá acesso ainda a informações sobre as Quotas do PIS. Tem direito ao Cartão do Cidadão o trabalhador que estiver devidamente cadastrado no NIT (Número de Inscrição do Trabalhador), no NIS (Número de Inscrição Social) e no PIS/PASEP. Além do Cartão do Cidadão é necessário ainda ter em mãos a Carteira Profissional de Trabalho, o Número de Inscrição no PIS/PASEP e um Documento Oficial de identificação (RG ou CNH).

Calendário de Pagamento do Abono Salarial do PIS 2015

Calendário do PIS para pagamento do Abono Salarial

Calendário do PIS para pagamento do Abono Salarial

Além do pagamento do benefício do PIS/PASEP para empregados do setor privado e público, há também o pagamento de quotas do PIS para empregados cadastrados até 04/10/1988, sendo assim, para receber as quotas são necessários preencher alguns requisitos, tais como: Aposentadoria, Invalidez Permanente, Reforma ou Transferência Militar, Idade igual ou superior a 70 anos, Morte do Participante, Titular ou Dependente portador do vírus HIV ou de Neoplasia Maligna (câncer), e ou receber Benefício Assistencial à idosos ou pessoa portadora de deficiência física. Para maiores informações a respeito do pagamento do Abono Salarial do PIS/PASEP, acesse o site oficial através do endereço eletrônico www.caixa.gov.br/beneficios-trabalhador/pis/Paginas/default.aspx e tire suas dúvidas.

Encontre o que deseja:

Receba as novidades do NoticiAki em seu e-mail:

Gostou? Deixe seu comentário abaixo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *