Você está em Noticiaki > Educação > Tabuada de Multiplicação Completa

Publicado por EM Educação| Atualizado em: 04/06/2015 às 23h40m

Tabuada de Multiplicação Completa

A tabuada é um dos melhores meios de se aprender matemática, atualmente a tabuada começa a ser aplicada aos alunos logo no terceiro ano do ensino fundamental da rede pública e particular de ensino básico, porém, algumas instituições de ensino estão incentivando a inserção da tabuada no ensino da matemática logo no início da caminhada educacional dos alunos, mesmo porque é o inicio de uma grande jornada, pois a tabuada matemática é conhecida por ser infinita. Com a Internet, atualmente é possível encontrar uma tabuada de multiplicação apenas com uma pequena pesquisa, porém antigamente a tabuada tinha que ser comprada e vinha em um pequeno formato no qual os alunos guardavam para seus estudos posteriores, onde usavam em sala de aula diariamente e também em provas. A multiplicação é com certeza um dos cálculos matemáticos mais utilizados por toda a vida, já que utilizamos em todos os lugares em que passamos, como por exemplo em um supermercado e compramos uma determinada quantidade de produtos iguais, logo acabamos multiplicando o valor da unidade desse produto pela quantidade de produtos adquiridos afim de chegar ao valor final da mercadoria.

Aprendendo Tabuada de Multiplicação

Aprendendo Tabuada de Multiplicação

Em relação ao salário, muitas pessoas multiplicam seus ganhos anuais para fazer uma meta para poupança, tudo isso envolve os cálculos de multiplicação, uma das operações matemáticas mais importantes no dia-a-dia das pessoas por todo mundo. A tabuada de multiplicação mais utilizada atualmente é de 1 a 10, porém os cálculos de multiplicação não param somente por ai, dependendo do caso a multiplicação pode acontecer com vários dígitos, mas com base na tabuada de 1 a 10 o aluno consegue fazer os cálculos de praticamente todos os números multiplicados.

No começo da jornada escolar, o uso da tabuada é fundamental e bastante comum entre os alunos, porém com o passar dos anos, os alunos começam a se acostumar com os cálculos de multiplicação, não sendo necessário mais a utilização da tabuada impressa para conferência. Lembrando que na maioria das escolas atuais, principalmente em ensinos médios e superiores, a utilização da tabuada impressa é proibida, principalmente em provas e testes, já que sabê-la na ponta da língua é algo extremamente necessário.

Aprendendo o processo de Multiplicação

A multiplicação nada mais é do que um número somado durante uma determinada quantidade de vezes, como por exemplo, a multiplicação de 10 x 5, onde o resultado total deste cálculo é 50, resultado que se chega após somar o número 10 por 5 vezes. Vamos fazer um pequeno exemplo no valor indicado acima, sendo (10 + 10 + 10 + 10 + 10 = 50), neste caso utilizamos o número 10, porém, podemos utilizar o 5 por 10 vezes que também teremos o mesmo valor, ou seja, neste caso faremos 10×5 (5 + 5 + 5 + 5 + 5 + 5 + 5 + 5 + 5 + 5 = 50). Não importa qual a posição do número, o valor total da multiplicação sempre será o mesmo, ou seja, não importa se está (A x B) ou (B x A), em ambos os casos o valor será igual, pois como é de costume os professores ensinarem em sala de aula, a ordem dos fatores não altera o produto. Confira abaixo a tabuada completa de multiplicação do 1 até o 10:

Tabuada de Multiplicação Completa do 1 ao 10

Tabuada de Multiplicação

Tabuada de Multiplicação Completa do 1 ao 10

Encontre o que deseja:

Receba as novidades do NoticiAki em seu e-mail:

Gostou? Deixe seu comentário abaixo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *