Site da Receita Federal – www.receita.fazenda.gov.br

14
81

Site da Receita Federal

A Receita Federal é um dos órgãos mais importantes do país e sem dúvida nenhuma, o site da Receita Federal também merece uma atenção especial, já que é responsável por viabilizar diversas obrigações nacionais por parte dos brasileiros, como a entrega da declaração do imposto de renda tanto para pessoa física, quanto para pessoa jurídica, consulta da situação cadastral do CPF e do CNPJ e ainda consulta da situação fiscal de empresas brasileiras. A Receita Federal pretende atender à todos, tanto para o cidadão (trata de informações pertinentes a pessoa física), quanto para a empresa (trata de informações pertinentes a pessoal jurídica) e aduana e comércio exterior (trata de informações pertinentes a importação, exportação e viagens ao exterior além da entrada e saída de mercadorias do país).

Receita Federal
Receita Federal

Além das informações descritas acima é possível encontrar também no site da Receita informações sobre a história da Receita Federal do Brasil que é um órgão específico, singular e subordinado ao Ministério da Fazenda e tem como principais objetivos, a administração dos tributos internos e do comércio exterior e a educação fiscal para o exercício da cidadania, além de muitas outras obrigações que podem ser encontradas diretamente no site oficial. O site da Receita Federal pode ser acessado por intermédio do endereço eletrônico www.receita.fazenda.gov.br e é através dele que o cidadão poderá conhecer mais sobre as atividades e responsabilidades da Receita Federal para o Brasil, além de suas competências.

Com as arrecadações feitas por este órgão tão necessário e importante ao Brasil, muitas melhorias tem sido feitas nos estados brasileiros, pois parte da verba arrecada é destinada a estados brasileiros para melhoria na saúde, transporte, segurança, educação, qualidade de vida e muito mais. A Receita Federal controla todo o fluxo de dinheiro que entra e sai do país, além da verba interna do país, pois é através das contribuições do Imposto de Renda de Pessoas Físicas e Jurídicas, além do Imposto Territorial Rural, que a Receita tem acesso a tudo que entra, sai e circula no país durante anos. O site da Receita Federal se tornou tão essencial para a população, que está sendo aos poucos todo reformulado, de forma a tornar todas as prestações de contas dos cidadãos e empresas, feitas por meio da Internet.

Site da Receita Federal: www.receita.fazenda.gov.br
Site da Receita Federal: www.receita.fazenda.gov.br

O menu principal do site está dividido em três áreas principais, sendo Cidadão, Empresa e Aduana/Comércio Exterior. Para cada área disponível se permite realizar ou saber maiores informações sobre as atividades prestadas por cada uma. No menu “Cidadão” se encontra serviços sobre o CPF, Certidões, Declarações, IRPF, Isenções Especiais, Pesquisa de Situação Fiscal, Pagamentos e Parcelamento de Débitos. Na seção “Empresa” é possível encontrar serviços acerca do CNPJ, Certidões, Declarações, Simples Nacional, Pesquisa de Situação Fiscal, Pagamentos e Parcelamento de Débitos. Já no menu “Aduana/Comércio Exterior” do site www.receita.fazenda.gov.br se encontra opções para Admissão Temporária, Encomendas e Remessas, Exportação, Formulários, Importação, Manuais Aduaneiros, Siscomex, Viajantes e Estatísticas de Comércio Exterior.

Para que todas informações sejam coletadas em todo território nacional, o sistema da Receita Federal integrou sistemas de emissão de Nota Fiscal Eletrônica de todos os estados brasileiros, o que faz com que toda movimentação comercial realizada por parte de empresas e cidadãos, seja rastreado pela Receita Federal que rastreia de perto tudo e todos. Esta foi uma das formas encontradas para evitar a sonegação de impostos e a lavagem de dinheiro no país, já que tudo que é comprado, pago ou vendido, aparece no sistema da Receita Federal, permitindo que a instituição saiba de provém o dinheiro que circula no Brasil. O site da Receita Federal permite ainda que os cidadãos e empresas enviem suas declarações de imposto de renda online, por meio do software ReceitaNet.

14 COMMENTS

  1. Não sei se estou falando no lugar correto mas gostaria que chegasse no lugar correto.Vi outro dia na tv que o contrabando no BRASIL é na ordem de 30bilhões ou 30milhões ao ano de qualquer forma é muito dinheiro. Sugiro que governo adquira um avião teleguiado chamado DRONES a venda nos EUA e ISRAEL que é capaz de voar 20.000metros de altura autonomia 20horas que pode filmar de dia e noite e carregar misseis teleguiado de alta precisão,Avisar os moradores ribeirinhos que não pode ter nenhuma atividade a noite e no caso suspeito atirar o míssil no barco se atingir pessoas paciência,só assim com medo e respeito irá diminuir o contrabando mas aí tem reforçar a fiscalização de dia e na PONTE DA AMIZADE e para dificultar os contrabandistas a nota fiscal pode ser clonados verificar se carga bate com nota fiscal e também a data da saída da nota tem ser mesma data de fatura caso contrario verificar a carga com cuidado e a noite não passa veículos de carga. grato Toshio.

  2. Boa noite!
    Fiz uma compra no final do mes de agosto, e o prduto apresentou defeito.Sei que tenho como trocar, mas infelizmente perdi a nota fiscal da compra.
    Como faço para obter a 2ª via dessa nota?

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here