RIC – Registro de Identidade Civil

1
130

RIC

A partir de 2011 o tão conhecido “RG” (Registro Geral) deixará de fazer parte do dia-a-dia dos brasileiros e será substituido pela nova carteira de identidade, que se chamará Registro de Identidade Civil. O documento terá a forma de um cartão magnético e será uma espécie de cartão inteligente e completo, pois nele conterá informações como o número do antigo RG, CPF, Carteira de Habilitação, Tipo Sanguíneo e Título de Eleitor e terá o mesmo modelo e tamanho de um cartão de crédito, o que facilitará ainda mais o seu manuseio, já que não precisará ser emplastificado como na versão anterior.

RIC
RIC

O RIC ainda vai mais além, pois o cartão conterá informações sobre o tom da pele do indivíduo, peso aproximado é claro, altura, dentre outros dados, e tudo isso ficará armazenado em um chip que será integrado ao cartão, assim como um cartão de crédito. O ítem mais interssante do novo RG é que as impressões digitais e a foto serão escaneadas e enviadas para um banco de dados do INI (Instituto Nacional de Identificação da Polícia Federal) o que em caso de algum problema com a Justiça, facilmente o indivíduo será identificado. Estes dados alimentaram o bando de dados do Sistema Automático de Identificação de Impressões Digitais.

Registro de Identidade Civil
Registro de Identidade Civil

O grande diferencial do Registro de Identidade Civil é a segurança, pois ítens como Itens de segurança como impressão digital a laser, palavras impressas com tinta invisível, imagens ocultas, dispositivo anti-scanner, fotografia, e o melhor, a grande possibilidade armazenamento de informações no Chip, tais como dados trabalhistas, criminais e previdenciárias, dentre outras informações que fazem do novo documento uma espécie de diretório portátil de informações específicas do indivíduo.

1 COMMENT

  1. Boa Tarde ! Sou de Salvador-Ba e gostaria de saber quando poderei adiquirir esse novo modelo de R.G, quanto ira custar e os locais onde eu posso ir tirar esse documento.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here