Você está em Noticiaki > Notícias > Terremoto e Tsunami no Japão 2011 – Notícias, Vídeos e Fotos

Publicado por EM Mundo| Atualizado em: 22/12/2014 às 14h21m

Terremoto e Tsunami no Japão 2011 – Notícias, Vídeos e Fotos

Terremoto e Tsunami no Japão 2011

O Japão foi atingido nas últimas horas por um terremoto de magnitude de 8,9 graus na escala Richter e que seguiu por pelo menos mais meia hora com réplicas, sendo uma delas de magnitude 7,4 graus. O horário do terremoto no Japão foi de 14h46m, sendo 2h46m no horário de Brasília. O terremoto gerou uma tsunami que produziu ondas de pelo menos quatro metros de altura e que devastou dezenas de povoados japoneses, arrastando casas, barcos, carros, caminhões, prédios, indústrias, ou seja, tudo que era encontrado pela frente, foi arrastado pelas águas da tsunami no Japão.

Terremoto no Japão

Terremoto no Japão

O terremoto do Japão foi classificado pela agência metereológica japonesa com força de 7,9 graus na escala Richter, porém o Serviço Geológico dos Estados Unidos informou que o primeiro tremor que atingiu os japoneses foi de 8,9 graus, deixando em alerta toda a costa do Pacífico. A tsunami resultante dos tremores deixou outros países da América Central em alerta para se afastarem da costa do Pacífico, sendo a Rússia, Havaí, Papua Nova Guiné, Ilhas Mariana do Norte, México, Ilha Marco, Fiji, Guam, Filipinas, Guatemala, Indonésia, El Salvador, Costa Rica, Taiwan, Nicaragua, Panamá e Onduras.

Tsunami no Japão

Tsunami no Japão

A tsunami do Japão também deixou em alerta países da América do Sul, tais como Chile, Peru, Equador e Colômbia. Com a destruição causada pelas ondas gigantes, a Cruz Vermelha Internacional deixa um alerta em relação as doenças que podem se manifestar após a passagem das águas, pois as mesmas arrastam tudo que veem pela frente e trazem consigo doenças que podem piorar ainda mais a situação. As informações são muitas, porém, assistindo os vídeos divulgados da para ter uma noção exata do estrago causado pelas ondas gigantes, que arrastaram tudo que encontraram como se fosse brinquedos.

Epicentro Terremoto no Japão

Epicentro Terremoto no Japão

Este é o pior tremor já registrado na história do país e também a maior preocupação para os brasileiros, pois existem no Japão cerca de 254 mil brasileiros que residem em terras japonesas, porém segundo informações dadas pelo embaixador do Brasil no Japão, Marcos Galvão, não há informações de mortes ou feridos brasileiros, já que a tragédia não atingiu as colônias onde vivem os brasileiros, que se concentra em Tóquio. Porém é importante tentar manter contato e saber mais notícias do tsunami no Japão, lembrando que somente é possível contactar os moradores do Japão através da Internet, já que a comunicação via telefone está totalmente comprometida.

Tsunami Japão

Tsunami Japão

O terremoto no Japão 2011 ainda teve diversas réplicas, somando um total de 38, dentre elas um com intensidade de 6,9 na escala Richter. A série de réplicas atrapalha bastante na busca por sobreviventes, pois a cada novo tremor, novas áreas são atingidas e tudo muda de lugar. Outro problema enfrentado pelo Japão, são os reatores da usina nuclear, que estão apresentando problemas significativos e explosões, o que preocupa e muito o mundo todo, pois em alguns casos estão sendo liberados alto nível de radiação na atmosfera. Confira abaixo algumas fotos do tsunami no Japão:

Tsunami do Japão
Terremoto do Japão
Japão Tsunami 2011
Japão Terremoto 2011

Tsunami do Japão

Além do terremoto, tsunami no Japão 2011 deixou até 2,6 milhões de pessoas sem eletricidade e mais de 3 milhões de pessoas sem água potável e ítens básicos para cozinhar, o que tem deixado inúmeras famílias sem comida, segundo dados do Escritório de Coordenação de Assuntos Humanitários das Nações Unidas (OCHA). Até o momento, o número contabilizado de mortes é de mais de 1.800 pessoas, cerca de 1.400 pessoas estão desaparecidas e aproximadamente 1.900 pessoas estão feridas e sendo atendidas nos hospitais e bases militares do país. Confira abaixo alguns vídeos do terremoto no Japão:


Encontre o que deseja:

Receba as novidades do NoticiAki em seu e-mail:

Gostou? Deixe seu comentário abaixo!

Um comentário em Terremoto e Tsunami no Japão 2011 – Notícias, Vídeos e Fotos

  1. malu disse:
    tragico tragico

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *