Você está em Noticiaki > Bem Viver > Teste do Pezinho Ampliado e Doenças Detectadas

Publicado por EM Saúde| Atualizado em: 28/02/2012 às 15h25m

Teste do Pezinho Ampliado e Doenças Detectadas

Teste do Pezinho

O Teste do Pezinho deve ser realizado em todos os bebês logo após o seu nascimento. O exame irá revelar doenças genéticas, metabólicas e infecciosas. Durante o exame, chamado triagem neonatal, é feita a coleta de sangue do calcanhar do bebê, por isso conhecido como teste do pezinho. As doenças acusadas no teste do pezinho causam alterações no desenvolvimento neuropsicomotor da criança. Normalmente as crianças choram durante o exame, pois a dor é uma sensação nova para elas, mas o procedimento é essencial para a saúde do bebê já que no calcanhar se encontram diversos vasos sanguíneos e a coleta do sangue é feita de forma rápida com apenas um furo. O teste é feito em laboratórios quando o bebê completa 48 horas de vida. São retiradas gotas de sangue com papel filtro do pé da criança para serem analisadas.

teste pezinho

teste pezinho

Doenças Detectadas

O teste do pezinho é obrigatório em todo país e detecta doenças com grandes sequelas no desenvolvimento físico e mental da criança para que recebam tratamento antes de aparecerem os sintomas. Há diversos tipos de exames do pezinho. O SUS determinou que a triagem neonatal deve detectar 4 doenças, sendo elas fenilcetonúria, anemia falciforme, fibrose cística e hipotireoidismo. Os testes são feitos em 3 fases, na primeira é identificada a fenilcetonúria e hipotireoidismo congênito, na segunda a anemia falciforme e na terceira, a fibrose cística. É importante saber que o teste do pezinho não detecta algumas doenças genéticas ou adquiridas como é o caso da síndrome de Down.

Teste do Pezinho Ampliado

Atualmente há uma nova versão ampliada do teste que detecta mais de 30 doenças antes que os sintomas se manifestem. No entanto esse exame é caro e ainda não está disponível na rede pública. Assim como a antiga versão, o teste do pezinho ampliado tem subfases e quanto mais doenças forem detectadas, maior o preço do exame. O teste do pezinho é muito importante para a saúde do bebê, tanto a versão convencional quanto a ampliada. O exame convencional é gratuito e obrigatório, por isso fique atento aos seus direitos.

Encontre o que deseja:

Receba as novidades do NoticiAki em seu e-mail:

Gostou? Deixe seu comentário abaixo!

2 Comentários em Teste do Pezinho Ampliado e Doenças Detectadas

  1. Emily Oliveira disse:
    O teste do pezinho está muito sofisticado e atualmente em sua forma ampliada pode detectar até 30 doenças diferentes, no entanto algumas doenças genéticas e síndromes ainda não podem ser identificadas através desse exame.
  2. vianei jose grave disse:
    sobre o teste do pezinho eu não aquedito poi o meu primeiro filho faleceu com um tumor no celebro foi feito o teste .
    o 2ºnão tem nado , o terceiro tambem fez e deu normal mas ele tem atroficcia muscular espinhao como pode isso em
    Abraco

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *