Você está em Noticiaki > Tecnologia > Título NET: Título de Eleitor através da Internet

Publicado por EM Internet| Atualizado em: 03/06/2015 às 23h20m

Título NET: Título de Eleitor através da Internet

O título de eleitor é um documento oficial que comprova que um cidadão está devidamente inscrito na Justiça Eleitoral brasileira e que o está apto a exercer tanto o eleitorado ativo (composto por pessoas que votam), quanto do eleitorado passivo (composto por pessoas que desejam se candidatar), servindo para municipais, estaduais e federais. A condição indispensável para que consiga obter o seu titulo de eleitor é que o candidato possua a nacionalidade brasileira. O mesmo é uma cédula de papel impressa por computador onde estará escrito o nome do eleitor, a data de nascimento, a unidade de federação, bem como o município que o mesmo irá votar, a zona e a secção eleitoral.

Título NET

Título NET

Caso a pessoa não tenha terminado o processo de alfabetização, ao invés de assinar o próprio título era irá imprimir a digital do polegar. Aqui no Brasil, o voto é secreto e obrigatório para os maiores de 18 e menores de 60 anos, mas os maiores de 60 anos podem continuar votando se desejarem, bem como os maiores de 16, cujo não tem a obrigatoriedade do voto, mas podem fazê-lo por opção e amor a pátria. Com o avanço da tecnologia e do alcance das pessoas à Internet, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) permitiu o Título NET. Para quem ainda não sabe o que é e nem como ele funciona, o Título NET permite que todo e qualquer cidadão inicie qualquer procedimento de alistamento eleitoral, ou ainda a revisão de dados, ou mudança de domicílio, através da Internet, sem a necessidade de se deslocar de sua residência para que tais procedimentos possam ser realizados.

O projeto está em vigor desde 2009. O objetivo que o órgão possui é que com essa facilidade, consiga-se facilitar ainda mais o acesso aos serviços oferecidos, agilizando ainda mais o atendimento nos cartórios, já que é necessária a presença do eleitor para finalizar o cadastro ou os procedimentos solicitados. Essa correção de dados é feito através do próprio eleitor e o atendente apenas certifica das mudanças corretas, comparando com os documentos comprobatórios apresentados no cartório eleitoral. É muito mais prático e rápido, pensando na quantidade da demanda nos grandes centros urbanos. Para fazer a sua alteração, o primeiro passo é acessar o site oficial do Tribunal Superior Eleitoral, que fica hospedado no sistema da Justiça Eleitoral, através do endereço eletrônico http://www.tse.jus.br/eleitor/servicos/pre-atendimento-eleitoral-titulo-net.

Título de Eleitor

Título de Eleitor

Ao acessar o site, o cidadão deverá preencher uma ficha de requerimento e depois de solicitar a alteração necessária, sendo necessário ainda comparecer às unidades da justiça eleitoral, sempre munidos da documentação necessária, onde o processo será finalmente concluído, após comprovação. Vale a pena salientar que o comprovante de protocolo que é emitido a partir do momento que se solicita as alterações cadastrais no site Título NET, não quer dizer que as mesmas foram efetivadas com sucesso, sendo estritamente necessário comparecer em até 5 dias úteis comparecer a uma unidade de atendimento do cartório eleitoral, munidos do documento de identificação (RG ou Certidão de Nascimento), enquanto os maiores de 18 anos do sexo masculino deverão apresentar ainda o comprovante de quitação militar.

Tais documentos são necessários a fim de regularizar as mudanças previstas ou, no caso do primeiro titulo, conseguir estar efetivamente inscrito na Justiça Eleitoral brasileira, pegar o seu novo título de eleitor e ganhando o direito de escolher os candidatos desejados para governar o seu município, estado ou país. Caso o cidadão tenha multas eleitorais adicionadas a seu nome, estas multas poderão ser abatidas na seção eleitoral se o candidado apresentar o comprovante de pagamento das mesmas, e caso estas multas não tenham sido pagas, o Juiz Eleitoral revisará o valor da multa. Caso haja ainda restrições cadastrais o pedido poderá não ser concluído e então o cidadão deverá se dirigir diretamente a um cartório eleitoral para solicitar pessoalmente seu Título de Eleitor.

Encontre o que deseja:

Receba as novidades do NoticiAki em seu e-mail:

Gostou? Deixe seu comentário abaixo!

2 Comentários em Título NET: Título de Eleitor através da Internet

  1. PAULA FRANÇIELE disse:
    CONSEGUI FAZER MEU TITULO PELA INTERNET E MUITO FACIL E RAPIDO PARA QUEM NÃO CONSEGUIO VOU DEIXAR O SITE PARA VCS ,www.tse.gov.br DEPOIS DISSO E SÓ CLICAR EM TITULO NET E DEPOIS VC VAI LER UMAS CLAUSULAS EM VERMELHO E PRETO E DEPOIS CLICAR NA PRIMEIRA OPÇÃO …AI PRONTO VAI TER ESCRITO TITULO AI VC ESCOLHE A OPÇÃO NÃO TENHO E COMEÇ A DAR SEUS DADOS ……ESPERO QUE TENHA AJUDADO VCS …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *