Você está em Noticiaki > Bem Viver > TPM – Causas, Tratamento, Sintomas e Como Controlar

Publicado por EM Saúde| Atualizado em: 08/02/2012 às 10h52m

TPM – Causas, Tratamento, Sintomas e Como Controlar

TPM

A TPM, tensão pré-menstrual, é um conjunto de sintomas comportamentais e físicos que se manifestam na segunda metade do ciclo menstrual, podendo interferir de modo significativo na vida de uma mulher. O que ocorre é uma desordem neuropsicoendócrina que afetam a esfera psicológica, biológica e social de uma mulher.

TPM

TPM

Sintomas da TPM

Os sintomas mais encontrados são: desconforto abdominal, fadiga, mastalgia (dor ou sensibilidade das mamas), cefaleleia (dor de cabeça), tensão, irritabilidade, ansiedade, depressão, apetite aumentada, humor lábil, dificuldade concentração, distúrbio do sono, sensação de desvalia, esquecimento, acne, hipersensibilidade a estímulos, raiva, calor intenso, palpitações, tonturas, inchaço nas pernas (retenção de líquidos), facilidade para chorar, cansaço e desejo por alguns alimentos.

Causas da TPM

A TPM ocorre porque durante a primeira fase do ciclo menstrual, o óvulo se prepara para deixar o ovário para chegar ao útero. A segunda metade do ciclo só ocorre se não houve a fecundação, resultando na menstruação. Dessa forma, o organismo se prepara e acumula toda a tensão por nada e a menstruação tem a função de limpar o útero. Deve ser realizado um controle do ciclo menstrual através de uma agenda ou diário.

Prevenção da TPM

As medidas de prevenção contra TPM incluem orientação, modificações alimentares, fracionamento das refeições, dieta de boas fontes de cálcio e magnésio, diminuir a ingestão de álcool, não fumar, realizar atividades físicas, evitar o estresse. A orientação consiste em mostrar que a TPM não é grave e os sintomas variam a cada ciclo. As modificações alimentares incluem a diminuição de sal, gordura, café e açúcar. As dietas com fontes de cálcio devem ser feitas com leite e iogurte, as dietas com magnésio devem ser realizadas com espinafre.

Tratamento da TPM

O tratamento inclui a alimentação, comportamento e medicamento da mulher, dependendo da intensidade dos sintomas. Os tratamentos com medicamentos devem ser individuais, dependendo de cada sintoma. Por isso é preciso realizar um exame cuidadoso e uma avaliação endócrina ginecológica quando a menstruação é irregular.

Encontre o que deseja:

Receba as novidades do NoticiAki em seu e-mail:

Gostou? Deixe seu comentário abaixo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *