Você está em Noticiaki > Bem Viver > Tratamento Caseiro para Acne, Espinhas e Cravos

Publicado por EM Beleza| Atualizado em: 01/07/2015 às 13h52m

Tratamento Caseiro para Acne, Espinhas e Cravos

As espinhas são cravos que inflamam e conseqüentemente, as acnes são problemas internos do organismo. Os cravos e as espinhas não têm idade para surgirem, bastando apenas um pontinho para ficarem visíveis na pele. De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, pelo menos 5% dos brasileiros podem ter algum problema grave de acne até seus 35 anos de idade. As causas estão ligadas as alterações hormonais, por isso, são comuns na fase da adolescência; como também, estão relacionadas ao estresse, aos maus hábitos alimentares, e ao tipo de pele, principalmente as que apresentam maior oleosidade. Algumas regiões do rosto, são mais propensas a desenvolverem tais reações, como as bochechas, testa e os famosos cravos no nariz.

Tratamento Caseiro para Cravos

Tratamento Caseiro para Cravos

Apesar de ser horrível para a aparência, ficar com cravos, espinhas e acnes, a dica é não ficar cutucando-as, pois, além de causar manchas na pele, as unhas sempre carregam consigo, bactérias, que muitas das vezes são levadas até os poros e geralmente, acabam causando inflamações no local das espinhas, cravos ou acnes. Hoje em dia existem diversos tratamentos que podem ser feitos para a eliminação de cada um deles, que pode ser através de um profissional, especialista em dermatologia ou dependendo do caso, se for algo esporádico, apenas uma boa limpeza de pele, que pode ser realizada em casa ou com uma esteticista. O principal tratamento para espinhas no rosto inicia-se com a ação da própria pessoa, onde não deve-se ficar mexendo, cutucando, espremendo, a não ser no momento da limpeza de pele, para que a situação não piore, lembrando que se trata de uma inflamação, mesmo que pequena.

Após o banho os poros da pele tendem a ficar abertos, sendo assim, é um ótimo momento para fazer uma limpeza na pele. Para se livrar dos pontinhos pretos na pele, recomenda-se um procedimento extremamente simples e que pode ser realizado por qualquer pessoa, onde necessitará de uma vasilha, camomila, algodão, toalha de rosto, água mineral ou loção tônica, sabonete neutro e máscara secativa. Estando com todos os ingredientes em mãos, molhe a toalha de rosto na mistura de camomila, e então faça sobre o rosto, uma cobertura, estilo cabana, para que o rosto possa ficar sob o vapor da toalha quente com a infusão de camomila, então, aguarde até sentir que a pele do rosto, respirou.

Tratamento Caseiro para Espinhas

Tratamento Caseiro para Espinhas

Na próxima etapa, pegue o algodão e entrelace-o entre os dedos para então começar a espremer os cravos, até serem removidos por completo. Caso a região da pele onde estiverem os cravos estiver endurecida, evite mexer, pois poderá machucar e ainda não removerá o cravo por completo. Finalmente, lave o rosto com o sabonete neutro e então faça uma máscara com o creme hidratante ou a loção tônica e deixe o rosto descansar. Recomenda-se as máscaras exclusivas para peles oleosas, já que estas máscaras além de anti-sépticas, possuem substâncias secativas. Após o rosto descansar pelo tempo recomendado pela embalagem, lave o rosto com água fria, em abundância.

Outra receitinha rápida e bem caseira, é lavar o rosto todo dia pela manhã e noite, com aquela água que sai do arroz, quando é lavado, serve para tirar a oleosidade da pele e evitar o surgimento de cravos e espinhas, ou ainda, se esses já são presentes, a água do arroz servirá para ajudar a secá-los o quanto antes. Sabonetes esfoliantes próprios para o rosto são também, de grande auxílio para o processo de finalização no tratamento para espinhas e cravos, porém, o importante é saber o que realmente está sendo utilizado, qual o tipo de pele e se causar qualquer tipo de reação alérgica, procurar ao médico dermatologista imediatamente.

Tratamento Caseiro para Acne

Tratamento Caseiro para Acne

Peles com acne são propensas naturalmente a adquirirem manchas quando expostas ao sol, contudo, recomenda-se a frequente utilização de protetor solar, porém, é necessário atentar-se a textura do produto, pois protetores solares extremamente grossos, causam a obstrução dos polos, causando problemas de respiração da pele. Opte pelas versões mais leves, de rápida absorção e livres de óleo. Outra dica para um bom tratamento para acnes está relacionada aos alimentos, pois, segundo estudos realizados, os alimentos com elevado índice glicêmico podem agravar o problema e fazem com que a pele se torne ainda mais oleosa, o que causará quando em excesso, o surgimento de novas inflamações.

Recomenda-se então evitar alimentos como chocolates, pão francês, biscoitos, massas, açucar refinado, frituras e comidas gordurosas em geral. Dormir com o rosto maquiado também é um fator que favorece o acúmulo de sujeira e de gordura nos poros, facilitando a ação de bactérias, por isso, mesmo que o sono e a preguiça sejam infinitos, jamais deixe de remover a maquiagem, usando no mínimo um bom lencinho umedecido para a retirada da mesma, ou apenas um algodão com uma loção própria para retirada de maquiagem. As maquiagens asepxia foram desenvolvidas para que se possa dormir maquiada, contudo, a recomendação dos dermatologistas, é que independente do produto utilizado, o rosto deve estar limpo durante a noite, pois assim, conseguirá respirar com maior facilidade.

Encontre o que deseja:

Receba as novidades do NoticiAki em seu e-mail:

Gostou? Deixe seu comentário abaixo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *