Você está em Noticiaki > Bem Viver > Tratamento da Água

Publicado por Alex Hawk EM Saúde, Tecnologia | Atualizado em: 13/03/2011 às 11h52m

Tratamento da Água

Tratamento da Água

O tratamento da água é um conjunto de vários processos químicos e físicos que fazem com que a água fique em condições adequadas para o consumo, ou seja, que ela se torne potável. Todo mundo sabe o que isso significa, mas como é feito o tratamento da água? A água é um bem natural e essencial a nossa saúde, por isso é importante economizar em seu uso e buscar tratá-la assim que possível

Tratamento da água

Tratamento da água

O processo de várias etapas consiste em livrar da água qualquer tipo de contaminação e evitar a transmissão de doenças através dela. Entre os estágios do tratamento da água, podemos citar os seguintes:

Coagulação da Água: A água está em sua forma natural assim que entra na estação de tratamento e logo recebe uma quantidade de sulfato de alumínio, que junta as partículas sólidas de certos elementos da água, como a argila.

Floculação da Água: Depois que as sujeiras estão reunidas, a água entra em um tanque de concreto, e com a água em movimento, tais partículas começam a formar blocos ainda maiores.

Decantação da Água: Passando por outros tanques, os flocos ficam depositados no fundo dos tanques, por ação da gravidade, e assim se separam da água, tornando-a um pouco mais limpa.

Filtração da Água: Toda a água passa por filtros de carvão, areia e pedras, para que as impurezas menores fiquem retidas em tais elementos.

Desinfecção da Água: Assim que a água entra nesse processo, ela recebe o cloro ou o ozônio, eliminando assim os microorganismos que causam doenças.

Fluoretação da Água: Depois de desinfetada, a água recebe uma quantidade de flúor que previne a formação de cárie dentária nas crianças.

Correção de PH da Água: Para terminar o processo, uma quandidade de cal hidratada ou carbonato de sódio é inserida na água, dessa forma corrigindo o nível de PH da água e preservando a rede de encanamentos.


Recomendamos também:


Encontre o que deseja:

Receba as novidades do NoticiAki em seu e-mail:

Gostou? Deixe seu comentário abaixo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *