Você está em NoticiAki – de Tudo um Pouco > Trombose – Causas, Sintomas, Tipos e Tratamento

Trombose – Causas, Sintomas, Tipos e Tratamento

Trombose

A trombose é um distúrbio vascular que surge a partir de um coágulo de sangue dentro do vaso ou artéria, que impede o fluxo sanguíneo. Esses coágulos podem obstruir a circulação do sangue, atingindo até o pulmão, o que prejudica a oxigenação do sangue.

Trombose

Trombose

Tipos de Trombose

Há dois tipos de trombose, sendo elas trombose venosa e trombose arterial. A trombose venosa é causada pelo coágulo de sangue desenvolvido em uma veia, podendo ser resultado de lesões, fratura ou doenças nas veias das pernas. Já a trombose arterial se desenvolve por uma formação de coágulo na artéria. Se a trombose se desenvolver nas artérias coronárias podem levar o indivíduo a um ataque cardíaco.

Causas da Trombose

Alguns fatores podem causar a doença como obesidade, tabagismo, hipertensão, sedentarismo, estresse, gravidez, diabetes, traumatismos, tratamentos com anticoncepcionais e alguns procedimentos cirúrgicos. O coágulo do sangue ocorre quando há danos no revestimento interno da veia, quando o fluxo do sangue é lento ou o sangue é muito espesso. Qualquer pessoa está propensa a desenvolver a trombose, no entanto é mais comum ocorrer em pessoas idosas.

Sintomas da Trombose

Os sintomas da trombose estão relacionados à embolia pulmonar e ocorrem na perna afetada podendo incluir: inchaço nas pernas, dores sentidas ao andar ou ficar de pé, calor em excesso na perna dolorida, pele avermelhada ou descolorada no local afetado. Também podem ocorrer: falta de ar, dor ao respirar profundamente e tosse com sangue.

Tratamento da Trombose

O tratamento da doença é determinado conforme a idade e saúde do paciente, assim como o tipo e a extensão da trombose. Deve ser levada em conta a tolerância para medicamentos e terapias. O tratamento inclui medicamentos anticoagulantes como cateteres e heparina. Para evitar a trombose, é ideal que o indivíduo não fume, mantenha o peso dentro do IMC e movimentar-se após a realização de uma cirurgia. É essencial a prática de exercícios.

Artigo publicado por: nas categorias: Dicas, Saúde

Receba as novidades do NoticiAki em seu e-mail:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>