Você está em Noticiaki > Bem Viver > Tuberculose – Contágio, Sintomas e Tratamento

Publicado por EM Saúde| Atualizado em: 13/02/2012 às 12h18m

Tuberculose – Contágio, Sintomas e Tratamento

Tuberculose

Considerada uma das doenças infecto-contagiosas que mais matam aqui no Brasil, a Tuberculose é uma doença causada por um microrganismo que se chama “Bacilo de Koch” (BK), ou pelo nome de Mycobacterium Tuberculosis. A doença atinge especialmente os pulmões da pessoa, mas também pode se manifestar em outras partes do corpo, como os rins e meninges (membranas do cérebro).

Tuberculose

Tuberculose

Contágio da Tuberculose

A bactéria da tuberculose se espalha no ar, através da fala da pessoa contaminada, tosse ou espirro. Por causa dessa forma de transmissão, conviver com pessoal contaminadas em lugares fechados não é recomendado.A doença atinge as classes menos favorecidas, pois em muitas vezes, a doença não possui a mesma cobertura da mídia quanto a dengue e a AIDS.

Sintomas da Tuberculose

Outra coisa importante de saber é que a tuberculose não é uma gripe mal tratada, e não é originada do frio, ou de beber algo gelado. Contudo, ainda existem formas de aumentar a chance de infecção, como o tabagismo e o alcoolismo. Os sintomas da tuberculose são tosse seca e contínua, tosse com catarro (em estágios avançados da doença), febre baixa, suores noturnos, falta de apetite, perda de peso, fraqueza e cansaço, dficuldade para respirar, dor no peito e tosse com eliminação de sangue.

Tratamento da Tuberculose

O tratamento da tuberculose é feito com antibióticos e pode demorar até seis meses para se obter resultado, sendo gratuítos nos postos de saúde de todo Brasil. Portanto se notar alguns dos sintomas tuberculose citados acima, procure imediatamente um posto de saúde ou hospital mais próximo para a realização de exames, e se constatada a doença, começar o mais rápido possível seu tratamento.

Encontre o que deseja:

Receba as novidades do NoticiAki em seu e-mail:

Gostou? Deixe seu comentário abaixo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *