Você está em Noticiaki > Tecnologia > UDPCast – Imagem de HD’s ou Partições pela Rede

Publicado por EM Internet, Tecnologia| Atualizado em: 25/03/2011 às 00h42m

UDPCast – Imagem de HD’s ou Partições pela Rede

UDPCast

Hoje em dia com o número excessivo de computadores, surge a grande necessidade da instalação de todo o sistema em várias máquinas, para isso apresentaremos o UDPCast, que nada mais é que uma ferramenta em Linux utilizada exclusivamente para transferência de arquivos através da rede de computadores, ou seja, serve para clonar HD’s e/ou partições de várias máquinas ao mesmo tempo. Este processo é muito utilizado em laboratórios de informática e escolas, pois necessita de ter inúmeros computadores idênticos, para isso esse sistema vem para resolver o problema, já que o mesmo necessita apenas de um computador completo, feito isso, ele replicará todas as informações do computador piloto, para as demais máquinas.

UDPCast

UDPCast

Para que este processo de clonar computadores por imagem de HD’s, devemos criar uma imagem (seja em disquete ou CDROM) no próprio site do UDPCast, através do endereço eletrônico www.udpcast.linux.lu e após isso criar a sua imagem.

1- No menu à esquerda clique em “Online Tools”;

2- Clique em “Web-enabled udpcast configurator: Build your own custom image online”;

3- Na nova página, escolha o tipo de imagem a ser criada, clicando em “Chose the type of image desired” (lembrando que para quem utiliza este serviço com frequência, é recomendado escolher a imagem de CD-ROM);

4- Abaixo clique em “Chose one or several network modules” (neste processo será necessário selecionar os drivers ou módulos das placas de redes que deseja carregar em seu CD ou Disquete de imagem. A dica é carregar todos os módulos ou drivers, pois assim sua imagem não se restringe apenas a um modelo de placa de rede. Agora para quem deseja criar uma imagem no Disquete, selecione apenas o driver ou módulo específico de sua placas, pois a seleção de todos os módulos ou drivers, ocupa grande espaço do disco, e o Disquete não suportaria);

5- Neste passo selecione “Chose one or several disk modules (for SCSI, Raid or SATA)” para quem utiliza RAID, HD’s SATA ou SCSI.

6- Após selecionar os dados desejados clique em “Enviar Dados” e uma nova janela com as configurações do UDPCAST se abrirá, porém para quem não tem certeza de qual configuração adotar, mantenha as configurações padrões. O ponto em que se deve ter maior atenção é na opção “Transfer Direction”, pois é preciso selecionar a “Sender” ou “Receiver”, e após escolher uma das opções, sua imagem trabalhará apenas com a opção escolhida. Para evitar este problema mantenha este ítem sem pré-configuração, pois assim você poderá escolher qual opção deseja, fazendo com que sua imagem sirva tanto para enviar ou receber dados.

7- Agora você está pronto para baixar sua imagem clicando no link “Download Image”. Caso sua imagem seja para Disquete será necessário entrar no Command DOS do Windows e digitar o seguinte comando # cat udpcast.img > /dev/fd0. Se sua imagem fora para CD, utiliza o gravador para gravar sua imagem.

8- Agora basta efetuar o boot primeiramente na máquina que será a piloto, e configurar o UDPCast como “Sender”. As demais deverão ser configuradas como “Receiver”. Para alcançar velocidade mais alta de descompactação e transferência, é recomendável utilizar a desompactação LZOP. Após este processo, vá na máquina piloto e pressione a tecla Enter do seu teclado, que logo uma tela irá aparecer com as informações de envio para todas as máquinas penduradas na rede. Boa Sorte!!!


Encontre o que deseja:

Receba as novidades do NoticiAki em seu e-mail:

Gostou? Deixe seu comentário abaixo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *