Você está em Noticiaki > Bem Viver > Vacina Bexsero contra Meningite tipo B é lançada no Brasil

Publicado por EM Saúde| Atualizado em: 02/06/2015 às 16h20m

Vacina Bexsero contra Meningite tipo B é lançada no Brasil

A farmacêutica GSK lançou no Brasil no último dia 5 de Maio a vacina de prevenção da Menengite bacteriana do tipo B. Chamada de Bexsero, a vacina já está disponível nos Estados Unidos e na Europa, contudo no Brasil, ainda não estará disponível na rede pública, disponível apenas em clínicas e tem custo inicial de R$ 340, podendo variar este valor de acordo com a localização dos brasileiros devido à tributação. A vacina contra a Meningite bacteriana tipo B está em desenvolvimento desde 1995 e tem autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e é recomendada principalmente para crianças de até 1 ano de idade.

Vacina Bexsero contra Meningite Bacteriana Tipo B

Vacina Bexsero contra Meningite Bacteriana Tipo B

A GSK divulgou que bebês de 2 a 5 meses devem tomar 3 doses do medicamento para se auto imunizar, enquanto bebês com idade entre 6 e 11 meses devem tomar 2 doses, sendo ambas faixas etárias classificadas como parte do grupo prioritário. Crianças de 1 ano até pessoas com 50 anos, a imunização deve ser feita em 2 doses. O Ministério da Saúde adverte que até o momento a vacina não foi incorporada para a prevenção da doença, entretanto, somente poderá ser incorporada após avaliação da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias (Conitec) que irá comprovar a evidência clínica consolidada, a eficácia e eficiência, além do custo-efetividade na estratégia de imunização na saúde pública.

A Meningite é uma enfermidade que acontece com a inflação das meninges, uma membrana que envolve todo o sistema nervoso central. A causa da inflamação se dá por micro-organismos, câncer, alergias e outros agentes que são transmitidos por meio de pequenas gotas de saliva da pessoa infectada que por algum motivo entra em contato com as mucosas da boca ou do nariz da pessoa saudável. Geralmente, a transmissão acontece por meio de um espirro, de uma tosse ou em contato com barras de apoio em ônibus. O Sintomas da Meningite são confusão mental, febre e dores de cabeça e só podem ser diagnosticadas por um médico.

Atualmente no Brasil, são quatro as vacinas que fazem a imunização da Meningite, sendo a BCG que é aplicada em dose única logo que uma criança nasce; a Pentavalente que é aplicada em três doses, sendo as 2, 4 e 6 meses de vida; a Meningocócica C que é aplicada em dose dupla para crianças com 3 e 5 meses de idade, respectivamente; e a Pneumocócica que é aplicada em três doses em crianças aos 2, 4 e 6 meses de idade. A Farmacêutica GSK está em contato com o Ministério da Saúde para requerer a incorporação da Bexsero no calendário nacional de vacinação e consequentemente, oferecê-la a população no Sistema Único de Saúde (SUS).

Encontre o que deseja:

Receba as novidades do NoticiAki em seu e-mail:

Gostou? Deixe seu comentário abaixo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *