Você está em Noticiaki > Bem Viver > Varizes – Causas, Sintomas e Tratamento

Publicado por Emily Oliveira EM Saúde | Atualizado em: 15/02/2012 às 15h17m

Varizes – Causas, Sintomas e Tratamento

Varizes

Umas das coisas que mais irritam as mulheres esteticamente são as varizes. Esse problema afeta mais as mulheres devido aos hormônios femininos que permitem a dilatação das veias, como a progesterona, porém os homens não estão isentos deste problema podendo também possuir varizes pelo corpo.

Varizes

Varizes

Sintomas das Varizes

Normalmente, o aparecimento das varizes causam alguns desconfortos ao ficar de pé, incômodo ao ficar deitado, e principalmente na parte visual, situações constrangedoras quando se usam saias curtas. A boa notícia é que existem tratamentos para esse problema e podem ser feitos rapidamente com o auxílio de um médico responsável. Os sintomas das varizes são: presença de veias azuladas e bem visíveis sob a pele, vasos avermelhados e finos, queimação nos pés e pernas, inchaço nos tornozelos, coceira, cansaço, sensação de peso, pernas inquietas e câimbras.

Causas das Varizes

As varizes surgem devido à falha das válvulas venosas das veias durante o bombeamento do sangue. Quando o sangue retorna ao coração e as válvulas falham, o sangue reflui, causando dilatação das veias e aumento do volume de sangue. É desta forma que as varizes surgem, principalmente nos membros inferiores, que estão mais distantes do coração, sendo eles: pernas, pés e coxas. A genética proporciona um maior risco da ocorrência de varizes, assim como a idade que enfraquece as válvulas com o tempo. A gravidez, obesidade e ficar em pé ou sentado com as pernas cruzadas por muito tempo são fatores que auxiliam o aparecimento das varizes.

Tratamento das Varizes

Alguns tratamentos para varizes são feitos através de laser na pele, e também laser endovascular (por dentro do vaso). Esse segundo é usado para vasos maiores, enquanto o primeiro para casos mais simples. Em situações mais complicadas, a cirurgia é uma outra opção. São vários os tratamentos para varizes como escleroterapia química, cirurgia de varizes com mini-incisões, laser escleroterapia, laser endovenoso e radiofrequência. Para evitar varizes devemos evitar tomar anticoncepcionais por via oral, não fumar, fazer muita atividade física, e se você trabalha muito tempo em pé ou sentada, use meias elásticas. Dessa forma você mantém sua saúde e beleza.


Recomendamos também:


Encontre o que deseja:

Receba as novidades do NoticiAki em seu e-mail:

Gostou? Deixe seu comentário abaixo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *