Você está em Noticiaki > Bem Viver > Verruga – Causas, Sintomas, Tratamento e Transmissão

Publicado por Emily Oliveira EM Saúde | Atualizado em: 03/04/2012 às 22h50m

Verruga – Causas, Sintomas, Tratamento e Transmissão

Verruga

As verrugas são tumores benignos causados pela infecção da pele. As verrugas causadas por vírus HPV podem fazer com que apareçam tumores malignos no colo do útero ou pênis. Os sorotipos 1, 2, 3 e 4 são benignos, sendo que a denominação de cada verruga está associada ao lugar em que ela se desenvolve e aspecto.A verruga pode estar localizada nas solas, palmas, unhas, períneo e ser classificadas como plantar, palmar, anogenital, condilama, periungueal, vulgar, plana e filiforme. As verrugas são muito comuns e é muito raro uma pessoa que nunca tenha apresentado algum tipo de verruga pelo corpo.

verruga

verruga

Transmissão da Verruga

A verruga é uma causa infecciosa e é transmitida através do contato com vírus causador que pode ser um contato com as mãos ou relação sexual com o indivíduo contaminado. Coçar área com lesão estabelecida pode proporcionar a auto-inoculação. Através de objetos também é possível ocorrer contaminação.

Causas da Verruga

As verrugas são causadas por um vírus que gera a infecção da pele. O vírus penetra nas células através de mínimas lesões na pele. Sendo assim, o vírus obriga as células produzirem proteína e interferem no funcionamento normal do organismo celular, fazendo com que a reprodução seja acelerada de modo irregular. Por esse motivo as verrugas são temporárias, o que explica o seu desaparecimento após certo tempo.

Sintomas da Verruga

As verrugas são nódulos endurecidos com proliferação celular, benignos, com aspecto acinzentado que normalmente não causam nenhum sintoma a partir do seu aparecimento na pele. A localização das verrugas pode determinar situações em que há dor ou sangramento, isso ocorre em áreas mais sensíveis do corpo, como as verrugas do útero ou pênis.

Tratamento da Verruga

Antes de iniciar o tratamento, é feito um diagnóstico para determinar os aspectos e localização da verruga. A prevenção deve ser feita evitando-se o contato com o vírus, ou seja, com o local contaminado. O tratamento da verruga é dermatológico e realizado através de pomadas. Em alguns casos mais extremos, as verrugas são retiradas por micro cirurgias.


Recomendamos também:


Encontre o que deseja:

Receba as novidades do NoticiAki em seu e-mail:

Gostou? Deixe seu comentário abaixo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *