Você está em Noticiaki > Bem Viver > Vertigem e Tontura – Causas, Sintomas e Tratamento

Publicado por Emily Oliveira EM Saúde | Atualizado em: 12/03/2012 às 09h08m

Vertigem e Tontura – Causas, Sintomas e Tratamento

Vertigem e Tontura

A tontura é o termo que designa a falta de equilíbrio, seja ela por qualquer motivo. Os sintomas da tontura são uns dos mais frequentes no mundo todo e normalmente estão associadas ao labirinto. Há casos, em que a tontura tem relação com problemas neurológicos, psicológicos ou visuais. A vertigem é um tipo de tontura específico, que se caracteriza pela sensação de rotação. A labirintite, causada pela inflamação ou infecção do labirinto é uma das maiores causas de tonturas e vertigens.

tontura

tontura

Sintomas da Vertigem e Tontura

Os sintomas da vertigem e tontura se caracterizam pela perturbação do equilíbrio corporal, atordoamento, sensação de cabeça leve, sensação de queda ou flutuação, zonzeira, tonteira, instabilidade e estonteamento. A vertigem é caracterizada pela sensação de que o ambiente gira ao seu redor, sendo este o seu principal sintoma. Em casos mais graves, podem ocorrer vômitos, náuseas, suor, sensação de desmaio e palidez. Alguns sintomas como ruídos no ouvido, zumbido, dificuldade para entender, perda de memória, fadiga e dificuldade de concentração.

Causas da Vertigem e Tontura

É importante saber que a vertigem e tontura não são doenças e sim alarme de que algo está irregular no organismo. Podem ocorrer entre pessoas de qualquer idade, com maior incidência nas mulheres. As causas do desequilíbrio hormonal podem estar associadas às alterações das funções do organismo com origem na estrutura do sistema vestibular ou problemas relacionados a outros órgãos. As causas desses tipos de problemas podem ser traumatismo de cabeça ou pescoço, infecções virais ou bacterianas, drogas, medicamentos, tumores, distúrbios vasculares, envelhecimento, erros alimentares, doenças, anemia, alergias, distúrbios psicológicos ou doenças do sistema nervoso.

Tratamento da Vertigem e Tontura

Antes de iniciar o tratamento é necessário fazer o diagnóstico da doença. Através de exames laboratoriais é possível determinar a causa da doença e instituir o tratamento correto. O tratamento consiste em primeiramente eliminar ou atenuar as causas da tontura. Em seguida, são utilizados medicamentos antivertiginosos com a função de deprimir o sistema labiríntico. É necessário reajustar o equilíbrio através de exercícios vestibulares, com exercícios repetitivos para cabeça, corpo e olhos, a fim de criar um conflito sensorial que irá acelerar a compensação e provocar a reabilitação da função do equilíbrio. Devem ser realizadas mudanças nos hábitos alimentares e em casos mais graves e específicos é realizada uma cirurgia de vertigem.


Recomendamos também:


Encontre o que deseja:

Receba as novidades do NoticiAki em seu e-mail:

Gostou? Deixe seu comentário abaixo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *