Você está em NoticiAki - de Tudo um Pouco > Vigorexia – Causas, Sintomas e Tratamento

Vigorexia – Causas, Sintomas e Tratamento

Vigorexia

A Vigorexia é um distúrbio em que a pessoa tem a impressão de que está com a aparência distorcida. As pessoas que sofrem com essa doença, nunca estão satisfeita com a sua imagem e acabam praticando atividades físicas excessivamente. Em alguns casos, ocorre o consumo exagerado de carboidratos e proteínas, o que pode causar problemas de saúde como nos rins por exemplo. É importante saber que a prática de exercícios físicos mantem o corpo saudável e em equilíbrio, no entanto os excessos prejudicam a saúde. A vigorexia só é identificada quando a intensidade de atividades físicas excede a capacidade do indivíduo, causando danos à sua saúde e bem estar, prejudicando até mesmo a sua recuperação.

vigorexia

vigorexia

Sintomas da Vigorexia

Os sintomas da Vigorexia são a obsessão por músculos volumosos, percepção errada da própria aparência e o uso de medicamentos ou drogas para aumentar os músculos. Normalmente, as pessoas que apresentam esse distúrbio se pesam muitas vezes ao dia e ficam se analisando no espelho diversas vezes repetidamente. Caso alguns desses sintomas apareçam, o ideal é que se procure um médico para diagnosticar o distúrbio. As pessoas com esse distúrbio, mesmo fisicamente fortes e com o corpo definidos, se enxergam fracos ou gordos, de forma similar ao que ocorre com a anorexia. A Vigorexia resulta em sintomas como dores musculares e fadiga persistentes, ritmo cardíaco elevado, em estado de repouso, maior susceptibilidade a infecções, maior incidência de lesões, irritabilidade, depressão, perda de motivação, insônias, perda de apetite e peso e menor desempenho sexual.

Causas da Vigorexia

A verdadeira causa do distúrbio não é reconhecida, no entanto acredita-se que o fator sociocultural tenha forte influência. Além disso, desequilíbrios de neurotransmissores do sistema nervoso central podem causar a vigorexia. Há vários casos da doença em pessoas que tiveram encefalite e meningite recentemente, o que reforça o envolvimento dos gânglios nesses quadros. Existem relatos de sintomas que aumentaram com o uso de maconha, que possui ação serotoninérgica.

Tratamento da Vigorexia

Para o tratamento da doença, é preciso procurar especialistas em neurotransmissores. O tratamento está ligado à função da serotonina. A psicoterapia é fundamental para o tratamento comportamental do paciente, sendo o principal objetivo das terapias recuperar a autoestima e o medo de fracassar socialmente. Além disso, é necessário um acompanhamento nutricional por um longo período até o paciente se estabilizar.

Receba as novidades do NoticiAki em seu e-mail:

Artigos Relacionados:

Encontre o que deseja:

8 Comentários

  1. ... alguem .... disse:
    gostei da informação q eu preciso
  2. fernanda disse:
    MUITO BOM AMEI ESSE SITE APRENDI E ACHO Q VOU TIRAR 10 NO TRABALHO AGORA TENQUE IR SE NAO VOU ME ATRAZAR BEIJOSSS FUIIII !!!!!!!!!!
  3. ANINHA disse:
    eba que legal este artigo, ensinou legal o que é vigorexia… parabens
  4. Douglas disse:
    Vwlll ajudouuu de masis e VAi ajuda mais ainda na hora da apresentação <3 vwlllll
  5. Deivid disse:
    Gostei muito ajudou bastante no trabalho de escola
  6. alvaro disse:
    Gostei muito tomara que me ajude na minha nota!!!!
  7. matheus disse:
    legal o site, muito interessante
  8. larissa disse:
    olá gostei bastante desse site fiz meu trabalho de escola e entao tirei 10

Gostou? Deixe seu Comentário