Você está em NoticiAki - de Tudo um Pouco > Virose – Sintomas, Transmissão e Tratamento

Virose – Sintomas, Transmissão e Tratamento

Virose

A virose é uma doença provocada por vírus. A catapora, herpes e a gripe são causadas por vírus. Os vírus causadores de gripes sofrem mutações e por isso temos a doença diversas vezes durante a vida. As viroses mais comuns no verão são as que causam diarreia e enjoo, atingindo o trato intestinal. Conheça os vírus mais comuns que afetam intestino, boca, reto, ânus e estômago: Rotavírus e Norovírus.

virose

virose

Causas da Virose

O Rotavírus é uma doença transmitida com facilidade, por isso muitas pessoas possuem a doença causada pelo vírus durante a vida. Para esse vírus, há uma vacina que deve ser aplicada aos 2 meses de idade com uma segunda dose aos 4 meses. O Norovírus pode ser obtido com qualquer idade e não é tão comum quanto o Rotavírus, mas quando ocorre causa gastroenterite, ou seja, a diarreia. A transmissão da doença acontece através do contato com pessoas doentes. A contaminação ocorre tanto durante o inverno, pelo motivo das pessoas ficarem com frequência em locais fechados, como durante o verão pela ingestão de alimentos ou águas contaminadas.

Sintomas da Virose

Os sintomas das viroses gastrointestinais são muito semelhantes, sendo na maioria das vezes diarreia, vômito, dores abdominais, febre e dores no corpo. A duração de uma virose é de em média 4 dias. As viroses podem levar a um quadro grave quando a diarreia e o vômito causam desidratação no paciente, por isso é tão importante beber água com frequência quando estiver doente. A transmissão da doença acontece através do contato com pessoas doentes. A contaminação ocorre tanto durante o inverno, pelo motivo das pessoas ficarem com frequência em locais fechados, como durante o verão pela ingestão de alimentos ou águas contaminadas.

Tratamento da Virose

O tratamento da virose deve ser apenas para aliviar os sintomas, como analgésicos para dores no corpo e febre. É importante se hidratar, por isso tome bastante água e soro caseiro. Se os sintomas piorarem procure um médico. Para prevenir a doença, evite tomar água ou alimentos sem saber de onde procederam, beba água mineral e lave constantemente as mãos, especialmente antes de comer e após ir ao banheiro.

Receba as novidades do NoticiAki em seu e-mail:

Artigos Relacionados:

Encontre o que deseja:

Gostou? Deixe seu Comentário