Você está em Noticiaki > Bem Viver > Vitiligo – Causas, Tratamento, Cura e Sintomas

Publicado por EM Saúde| Atualizado em: 17/02/2012 às 10h29m

Vitiligo – Causas, Tratamento, Cura e Sintomas

Vitiligo

O vitiligo, também chamado de leucoderma, consiste na falta de pigmentação da pele, devido ao ataque auto-imune do próprio sistema imunológico aos melanócitos. As doenças auto-imunes são aquelas em que corpo ataca a si próprio. O vitiligo não é uma doença contagiosa e a perda de pigmentação da pele ocorre naturalmente. A doença pode surgir em todas as idades, sendo mais comum entre 10 e 15 anos, ou entre 20 e 40 anos de idade.

Vitiligo

Vitiligo

Causas do Vitiligo

As causas da Vitiligo ainda não são muito bem compreendidas, no entanto o estresse emocional e físico, ansiedade e nervosismo são fatores que desencadeiam ou agravam a doença. A doença é caracterizada pela redução da função dos melanócitos, que são células responsáveis pela pigmentação cutânea, localizadas na epiderme. Outra causa do vitiligo é o estresse do sistema imunológico, que faz com que o corpo elimine os pigmentos de pele da pessoa.

Sintomas do Vitiligo

O vitiligo começa a se manifestar com manchas de pele despigmentada (um tom bem claro) que aparecem nas extremidades do corpo. Tais manchas podem crescer com o tempo, constantemente. Os problemas causados pelo vitiligo são os traumas nas áreas afetadas da pele, que podem causar novas manchas, como ao redor do tornozelo, por causa do uso de calçados. O couro cabeludo com vitiligo também afeta a cor do cabelo, fazendo com que ele tenha listras brancas, da mesma forma acontece com barbas e bigodes no corpo.

Tratamento do Vitiligo

O tratamento para vitiligo é feito com esteroides, mas apenas amenizam o problema. Algo mais radical é o tratamento químico para remover todo o pigmento da pessoa, para deixar a pele de uma única cor. O local atingido pela doença fica muito sensível ao sol, que causa queimaduras gravíssimas, portanto o uso do protetor solar diariamente é essencial.

Cura do Vitiligo

Para o tratamento do Vitiligo há várias opções terapêuticas como corticosteróides, trioxsaleno, imunomoduladores, helioterapia, PUVA e enxertos cirúrgicos. Terapias psicológicas mostram bons resultados, já que o problema está diretamente relacionado ao estresse. Todos esses tratamentos mostram resultados eficazes, no entanto não há uma versão oficial para a cura do vitiligo.

Encontre o que deseja:

Receba as novidades do NoticiAki em seu e-mail:

Gostou? Deixe seu comentário abaixo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *